I    I   Eng  I Português
 
               
PRINCIPAL FILMES PROGRAMAS AGENDA DE EXIBIÇÃO BILHETERIA FESTA ANIMAÇÃO É TUDO
               
       
     



       

   
    FOTOS DIVERSIDADE EM ANIMAÇÃO 2011  
   
 
   
Fotos diárias do Diversidade em Animação 2011 no Cine Cultural Justiça Federal.  
Fotografia por Júlio Cesar.  
   
    ANIMAÇÕES PREMIADAS 2011  
   
    MELHOR ANIMAÇÃO 2011 (Júri do Festival)  
   
 
   
Au Commencement (No Começo)  
   
Bélgica/ 2011/ 5min 55seg
Técnica de Animação: 2D

Dois espermatozóides gays nunca foram feitos para fecundar um óvulo. Mas e se a vida decidisse o contrário?
 
   
 
   
Diretor: Laurent Leprince  
   
   
    MELHOR ANIMAÇÃO 2011 (Júri Popular)  
   
   
Yulia (Yulia)     
   
França/ 2009/ 6min
Técnicas de Animação: 3D, 2D e Lápis no papel.

Yulia desaparece subitamente da sua cozinha. Ela está em uma sala fechada com cinco alavancas fixadas na parede. Ao colocá-las em movimento, começa uma série de acontecimentos absurdos que irá levá-la ao encontro da sua alma gêmea.
 
 
Diretor: Antoine Arditti
Empresa Produtora: Metronomic
   
   
    MELHOR ANIMAÇÃO 2011 (Júri Técnico)  
   
 
Tales From The Powder Room (Contos da Sala de Pó)
 
Austrália/ 2001/ 13min
Técnica de Animação: Stopmotion massinha

Lola Lick, um transexual envelhecido, sóbrio, diz adeus num abismo de chapéus floridos, navalhas, maquiagem e álcool.
 
 
Diretor/ Animador/ Roteirista: Darren Burgess
Empresa Produtora: Anifex
   
   
    MELHOR ANIMAÇÃO 2011 (Júri Técnico)  
   
 
Naked Youth (Juventude Despida)
 
Japão/ 2009/ 9min 52seg
Técnica de Animação: 3D

Um jovem estudante do ensino médio, imerso numa paixão, recorda os olhares trocados entre ele e o seu objeto de desejo. A estrutura do filme reflete essa reformulação obsessiva de momentos de grande carga emocional e o amadurecimento da consciência da natureza do seu desejo sexual.
 
 
Diretor: Kojiro Shishido
   
   
    VINHETA DO DIVERSIDADE EM ANIMAÇÃO 2011  
   
 
   
Vinheta oficial do Diversidade em Animação, composta por cenas de todas as animações selecionadas para a Competição de Curtas 2011.  
   
   
    MENSAGEM DA PIXAR ANIMATION STUDIOS AOS JOVENS  
   
   
   
Vídeo feito com membros de um dos estúdios de animação mais criativos do mundo, Pixar Animation Studios. São depoimentos comoventes e mensagens positivas que encorajam jovens a não se sentirem sós e sem futuro, diante da discriminação.  
   
   
    O FESTIVAL  
   

O Diversidade em Animação 2011 - 3º Festival Internacional de Animação LGBT traz uma programação inteirinha de animações Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. O festival acontecerá de 06 a 13 de maio de 2011, sempre às 17h30 e 19h no Cine Cultural Justiça Federal (Centro Cultural Justiça Federal) Avenida Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro. No total foram selecionados 45 Filmes de Animação brasileiros e estrangeiros: 23 animações para Competição de Curtas (1 e 2), 12 episódios de animação para o Especial J.J. Sedelmaier e 10 animações para a Retrospectiva - Premiados e Melhores de 2010.

Na COMPETIÇÃO DE CURTAS participam 23 animações dividas em dois programas: Competição de Curtas 1 (12 animações - 1 hora de duração) e Competição de Curtas 2 (11 animações - 1 hora de duração). As três melhores animações do festival, eleitas pelo Júri Popular, Júri Técnico e Júri do Festival receberão o Troféu Diversidade em Animação 2011 e serão exibidas no último dia do festival (13/05) no programa especial - PREMIADOS E FINALISTAS DE 2011. A indicação das notas do Júri Popular acontecerá através de cédulas de votação, entregues antes das sessões de cinema, ao público presente no festival. O Júri Técnico é formado por profissionais de cinema de animação e outras áreas relacionadas e o Júri do Festival, pela direção do Diversidade em Animação. Dos 23 filmes que participam da Competição de Curtas, 18 são estréias.

O ESPECIAL J.J.SEDELMAIER traz 11 episódios dos super-heróis gays Ace e Gary de “Ambiguously Gay Duo” e 1 episódio de “Hete-Roy”, o super-herói cristão fundamentalista. Este programa especial é uma parceria do festival com o estúdio de animação norte-americano J.J. Seldelmaier Studios.

A RETROSPECTIVA - PREMIADOS E MELHORES DE 2010 reúne 10 animações: as 7 melhores e as 3 premiadas da edição 2010 do festival.

O ingresso para cada sessão de cinema do festival Diversidade em Animação 2011 custa R$ 6,00 e R$ 3,00, a meia-entrada (antecipados na loja Cox e na hora na Bilheteria do CCJF). O ingresso da sessão do festival dá direito a entrada gratuita na Festa Diversidade em Animação que acontecerá dia 07 de maio, sábado, às 22h na Le Boy by Gilles (Rua Raul Pompéia 102, Posto 6, Copacabana, Rio de Janeiro). Paralelo ao festival haverá outros eventos temáticos com descontos ou entrada gratuita para o público do festival.  O Diversidade em Animação 2011 é uma realização do Centro Cultural Justiça Federal e apoio do Instituto Infnet, Via Áppia e Le Boy by Gilles.

Além de entreter as pessoas, os filmes de animação também podem educar e mostrar culturas e histórias de diversos países. Eles dizem o que significa ser gay em países ao redor do mundo. O festival Diversidade em Animação fala diretamente com os jovens e adultos, numa linguagem ligada a nossa realidade e na certeza de um dia em que todas as pessoas poderão ser felizes, sem precisar lutar por algo que deveria ser de direito. Direito de poder ser quem é.


Animação é TUDO!
 
   
Alexander Mello e Leandro Morais
Direção e Curadoria
Diversidade em Animação - 3º Festival Internacional de Animação LGBT
Rio de Janeiro
 
   
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Principal  I  Contato  I  Publicidade I  Imprensa  I  Edições Anteriores do Festival: 2010 / 2009
 
Visite nossos Websites
 RioFGC.com  I  AnimaçãoéTudo.com
 
DiversidadeemAnimacao.co.br ©2011 Cromakey P.E.F. Todos os Direitos Reservado.